quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Segurança e o Laboratório de volumes

Palestrante: Gabriela Vaccari e Samuel                                          21/09/2015
Tema: Noções básicas de segurança e visita ao laboratório de volume 

Como sempre dizem, a segurança vem em primeiro lugar e a maioria dos acidentes são causados por atos inseguros, ou seja, a não utilização de equipamentos de proteção tanto individuais como as luvas ou óculos, como as coletivas como um exaustor por exemplo, lugares que a pessoa não poderia passar e mesmo estando com sinalização adequada ela passa. Todos e quaisquer tipo de acidentes na PUC devem ser relatados e avisados no SMO(serviço de medicina ocupacional) e pedir ajuda no SESMT(serviço de engenharia de segurança e medicina do trabalho).
Alguns dos acidentes podem ser causados por fogo, então  devemos saber pelo menos as noções  básicas para se combater o fogo como os tipos de extintores, qual usar nas situações corretas e como eles são formados.
O chamado triângulo de fogo são os três elementos para que se inicie o fogo, são eles o combustível, o oxigênio e o calor. Existem quatro tipos de extintores são eles o extintor de agua pressurizada, que são usados para combater incêndios de classe A(madeira, papel  tecido), o extintor de gás carbônico, que são usados em incêndios de classe C(equipamentos elétricos), o extintor de pó seco, que combate incêndios de classe B(líquidos inflamáveis) e temos ainda o extintor de pó químico especial que combate incêndios de classe D(metais inflamáveis).












Nós, os alunos de design da PUC, fomos convidados a conhecer o laboratório de volumes, localizado no subsolo do Kennedy. Vimos que lá podemos criar tudo que nossa imaginação estiver disposta a tornar realidade. Com máquinas de todos os tipos para criação de qualquer peça, seja ela de madeira, isopor, plástico ou ate mesmo em 3D. O laboratório é um lugar muito útil com os professores e estagiários muito acolhedores que nos permitem usar todos os materiais para nossas construções. Para utilizar o laboratório de volumes também são exigidas algumas normas de segurança, como roupas e equipamentos, alem do cuidado com as máquinas super potentes e que se não estiver prestando atenção podem ser causados acidentes.

Para mais informações:
  • http://www.sindiconet.com.br/7037/Informese/Contra-incendios/Tipos-de-extintores - Os extintores
  • http://www.infosolda.com.br/biblioteca-digital/livros-senai/higiene-e-seguranca/26-triangulo-de-fogo.html - Sobre o triângulo de fogo
  • http://www.puc-rio.br/vrc/sesmt.html - Segurança na PUC RJ
  • http://dad.puc-rio.br/abertura/graduacao/projeto-de-produto/ - Laboratório de Volume
Imagens:
  • http://akigifs.blogspot.com.br/2014/05/animation-firefighter-bombeiro-gifs.html
  • http://www.artsensor.pt/solucoes_incendio-extincao.htm
  • http://www.grazziotinextintores.com.br/produtos.php
  • http://dad.puc-rio.br/abertura/graduacao/projeto-de-produto/

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Sobre os jogos

Palestrante: Leonardo Cardarelli e Chico Queiroz             14/09/2015
Tema: Criação e produção de jogos

Criar ou produzir um jogo parece uma tarefa difícil, ainda mais para quem não se esta acostumado com isso, porém mesmo que não se saiba programar ou mexer com precisão em algumas das milhares de plataformas existentes, podemos criar um jogo em questão de horas. Uma plataforma muito simples e que qualquer pessoa pode mexer com facilidade é o Game Maker, onde pode se criar jogos básicos e sem muita elaboração. Para quem esta iniciando ou quer ser programador ou design de jogos, é um bom começo para tentar fazer um game ou ate mesmo brincar no Game Maker e ver o que sai de la.









Para se criar um jogo bem elaborado ele deve ser dividido em partes como a preparação, as etapas, as ferramentas utilizadas, as ideias sobre o que será o jogo e o que cada pessoa irá fazer. Para essa criação existem diversas plataformas para criar o jogo, tais qual Unity, Cryengine, Gamesalad, Construct. Para um uma ideia se tornar "realidade" nesse caso precisa se de pessoas como Game Design, Level Design, Game Artist, 3D Artist, Texture Artist, Animador, Concept Artist, Audio & Sound Designer, Technical Artist. Cada uma dessas denominações é feita por alguém capacitado ou que saiba mexer com cada uma delas e juntando todas, temos um jogo. 



















O mais legal é que a grande maioria, se não todas, as plataformas são grátis para baixar e fáceis de mexer. Atualmente ainda existem vídeos que te ensinam a mexer nessas plataformas para se criar jogos tanto no Youtube quanto em seus próprios sites. Algumas plataformas que estao em alta e são boas para criações de jogos são Unreal Development KitKODU Game Lab, elas são especialmente para iniciantes e que querem trabalhar na criação de games.





Apesar dos Consoles como Playstation(SONY) e XBOX(Microsoft) serem os que dominam os jogos no mundo, não podemos deixar de falar dos computadores, celulares, handhelds(consoles portáteis). Os jogos estão por toda parte e no mercado são os mais importantes se compararmos com outras  áreas que são tão fortes quanto no mundo como por exemplo o cinema.









Video sobre a evolução do Playstation




As maiores produtoras de jogos do mundo são as que fazem os adolescentes, principalmente, felizes a cada ano com novos lançamentos. Produtoras como Nintendo, EA, Konami, SONY, SEGA, Microsoft, Rockstar, Ubisoft, Capcom, Activision, entre varias outras são as grandes produtoras que dominam o mercado e são muitos conhecidas no mundo dos games.






O local onde os principais jogos ou ideias são divulgados, é na famosa E3 ou Exposicao de Entretenimento Eletrônico que ocorre todo ano em Los Angeles nos EUA. Lá são divulgados os jogos mais desenvolvidos ou aguardados do ano, é um local para amantes de jogos onde as pessoas vão vestidas de seus personagens favoritos e ate jogam DEMOS(demonstração do jogo) desses jogos. a serem divulgados. 







Cada jogo leva muitos meses para serem produzidos, principalmente os mais elaborados que precisam ser animados, ter uma boa estrutura, ter interação com o mundo virtual na qual se joga, ter sons quer deixam o jogo mais interativo, utilização de bons softwares. Mas o resultado é de deixar qualquer um muito animado para querer jogar e ter em casa.




Os jogos vem se destacando desde muito tempo atras onde ainda existia o ATARI ou jogos que hoje chamamos de "velhos". Com a tecnologia avançada o que era apertar botões, hoje ja se pode fazer com apenas movimentos que é caso do KINECT da Microsoft. Jogos que marcaram época e que ainda são importantes como POKEMON RED ou BLUE, ate mesmo o tão conhecido TETRIS ou o SUPER MARIO, hoje dividem espaço com outros como Minecraft, Wii Sports, Mario Kart Wii, GTA V entrem outros.









A cada ano desenvolvem se cada vez mais jogos e mais plataformas e o mais interessante disso tudo é que os jogos nunca ficam velhos, as pessoas tendem a jogar games novos ou antigos, os chamados "clássicos" ainda vivem na casa de muitas pessoas. Estão sendo desenvolvidos óculos de realidade aumentada, interação a distancia, entre muitas outras interações ou jogos. Podemos ate nos perguntar, será que um dia isso tudo vai acabar? Acho que a resposta ja vem sendo respondida a cada ano e todos aguardando as novidades.


Fontes e informações:

  • http://www.tecmundo.com.br/como-fazer/31025-4-programas-que-ajudam-no- desenvolvimento-de-games.htm - Plataformas de criação de jogos
  • https://files.acrobat.com/a/preview/3c2aea22-24b2-4eec-b18e-d3be8f544701 - Apresentação, plataformas, meios de criação, e informações 
  • http://pimentabluegames.blogspot.com.br/2012/09/os-20-maiores-desenvolvedores-de-jogos.html - Algumas das maiores desenvolveras de jogos 
  • http://www.techtudo.com.br/eventos/e3/ - Sobre o E3
  • http://top10mais.org/top-10-melhores-produtoras-de-games-da-historia/ - Outras desenvolveras de jogos
  • https://www.e3expo.com - Site oficial da E3
  • http://www.brasil.discovery.uol.com.br/tecnologia/imagens/os-10-jogos-mais-vendidos-da-historia/ - Os 10 jogos mais vendidos de todos os tempos
  • https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XKQTfAgF67k - Video sobre o Playstation
Imagens:
  • http://gamemakerblog.com/2009/12/09/this-is-it-final-game-maker-8-logo/
  • http://redcrucibleblogbrasil.blogspot.com.br/p/test.html
  • http://wccftech.com/umbra-cryengine-rpg-stunning-environments-trailer-featuring-megascans/
  • https://pando.com/2012/05/25/gamesalad-and-tencent-bringing-code-free-game-development-to-china/
  • http://minhateca.com.br/softecaware/SOFTWARES/Construct/Construct+2+R168,215150716.exe(executable)
  • http://www.engadget.com/2010/12/14/unreal-development-kit-getting-ios-support-this-week/
  • http://www.fabricadejogos.net/posts/artigo-programacao-para-jovens-com-scratch-e-kodu/
  • http://www.jornalnh.com.br/_conteudo/2015/06/blogs/estilo_de_vida/tecnologia/178982-sony-anuncia-ps4-com-hd-de-1-terabyte.html
  • http://www.tecnologia.com.pt/2014/11/xbox-one-pode-vir-ficar-mais-acessivel-em-termos-de-preco/
  • http://www.taringa.net/post/noticias/18782920/Murio-Satoru-Iwata-Presidente-de-Nintendo.html
  • http://www.ea.com
  • https://www.e3expo.com
  • http://gifsoup.com/view/2172965/tetris.html

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Expansão dos sentidos

Palestrante: João Bonelli e Wesley Oliveira                             31/08/2015
Tema: Expansão dos sentidos

Até onde a tecnologia pode chegar? A cada dia ela se expande cada vez mais e podemos vê la atualmente em roupas, em interações como touchscree, até mesmo no corpo humano. Chegamos hoje as impressoras 3D, a sensores de pressão e movimento e muito mais. E pensar que os computadores, os mouses, as televisões, ja eram o bastante.
Estamos entrando em uma era onde a tecnologia pode ser usada de diferentes formas para diferentes tipos.  Um exemplo é o Arduino, ele nada mais é do que um hardware de uma placada única, com suporte de entrada e saída e que se pode programar algo nele como um sensor de movimento, sensor de luz, de pressão entre outros. Sua placa consiste em um microcontrolador Atmel AVR de 8 bits onde é programado em JAVA.







Um outro projeto criado é o SOUL criado pela PUC - RJ, "nele pode ser detectado o estado de espírito de uma pessoa e usar essa informação para deixar o ambiente ao redor dele mais confortável. No caso deste trabalho, isso se dá ao tornar possível o controle da iluminação de um ambiente a partir das leituras fornecidas inconscientemente pelo usuário, resultando num sistema ubíquo, inovador e, porque não dizer, divertido de ser utilizado." É um grande projeto que envolve a interação entre a pessoa e o celular.





Um novo modelo criado para verificar o monitoramento da atividade cardíaca, do cérebro ou músculos do corpo humano é a tatuagem flexível desenvolvida pelo grupo de bioengenharia da Universidade de Illinois e da Califórnia, em San Diego, nos EUA. Eles conseguiram desenvolver uma espécie de tatuagem que mostra as informações biológicas do corpo. Ela permite que médicos diagnostiquem e monitorem seus pacientes de forma não invasiva enquanto fazem qualquer atividade. Alem dela poder dobrar, amassar e esticar junto com a pele, ela não causa irritação nem perde a funcionalidade, e o paciente não precisa mais ir no hospital e ser imobilizada ou algo do tipo.




Uma novidade que está muito próxima de ser lançada é o Cicret bracelet. É uma pulseira que projeta a tela no próprio pulso da pessoa e permite que ela acesse tudo que quiser diretamente com toques nessa tela projetada. Ela funciona com oito pequenos sensores capazes de identificar os toques na pele e a posição dos dedos da pessoa, oferecendo uma resposta adequada aos controles. A pulseira é impermeável e conta com entrada USB, cartão de memória, sensor de proximidade e conexão WiFi e Bluetooth além de um vibrador para alertar o usuário de notificações.



Para mais informações:
  • http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/o-que-e-um-arduino-e-o-que-pode-ser-feito-com-ele.html - Arduino
  • http://www.life.dad.puc-rio.br/projetos/SOUL.html - Projeto SOUL
  • http://g1.globo.com/platb/espiral/2012/05/29/a-pele-eletronica-e-a-expansao-dos-sentidos/ - Tatuagem flexível
  • http://olhardigital.uol.com.br/noticia/pulseira-projeta-tela-do-smartphone-no-pulso-veja-video/45494 - Cicret Bracelet 
Imagens:

  • http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/o-que-e-um-arduino-e-o-que-pode-ser-feito-com-ele.html 
  • http://www.life.dad.puc-rio.br/projetos/SOUL.html
  • http://g1.globo.com/platb/espiral/2012/05/29/a-pele-eletronica-e-a-expansao-dos-sentidos/
  • http://olhardigital.uol.com.br/noticia/pulseira-projeta-tela-do-smartphone-no-pulso-veja-video/45494 






Projetos de arte eletrônica

Palestrante: Rejane Spitz                                                                       24/08/2015
Tema: Projetos de Arte Eletrônica

Quando pensamos sobre "projetos de arte electrónica", nos vem a cabeça tudo que poderia ser relacionado com a tecnologia atual, desenhos relacionado a internet por exemplo. Porem vemos que é muito mais que isso e que se tem diversas ligações com o mundo em que estamos. Por exemplo a tecnologia móvel, é algo que podemos chamar de revolucionário, pois não se imaginava poder levar suas informações, fotos, jogos, redres sociais no bolso ate um século atrás. Atualmente um celular que tenha internet a todo momento e em todo lugar é totalmente indispensável, hoje faz parte do cotidiano do ser humano, é como se fosse uma parte do corpo, não se pode viver sem ele. O importante para as pessoas hoje em dia é poder falar  com seus amigos ou postar fotos sem ter que estar em casa ou fazer ligações, na medida em que se pode apenas mandar uma mensagem ou postar em segundos uma foto que se acabou de tirar.


Um outro tipo de projeto é o Art & Design installation ou a instalação de arte e design que é uma sala interativa, onde se pode andar por ela e algo acontece como sons ou movimentos. É um novo conceito de arte onde a pessoa interage com o espaço, onde ocorre diferentes situações ou vídeos, fotos de acordo com o que a pessoa faz dentro da sala.


Um projeto que marcou bastante a época no ano de 2008, foi a campanha nacional contra o tabaco. A ideia principal era fazer com que as pessoas parassem de fumar, principalmente os jovens, pois fumar era "moda",  era ter "estilo". O importante para se obter resultados positivos era usar imagens marcantes para que isso afetasse as pessoas e elas tivessem consciência de que aquilo fazia mal. Portanto foi feita uma pesquisa pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), em parceria com os Laboratórios de Neurobiologia da UFRJ e de Neurofisiologia do Comportamento da UFF, além do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que fosse criado essa campanha, algo que foi positivo para o programa Nacional de Controle do Tabagismo. O fumo do tabaco causa dependência à nicotina, câncer de pulmão, enfisema pulmonar, derrames cerebrais e enfartes. Portanto uma campanha que sugere o fim do uso desse mal, é uma grande ideia para conscientizar as pessoas.







A rede social é um tipo de projeto em que há a interação entre as pessoas a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo. Existem vários tipos de redes sociais no mundo, porem a mais conhecida e utilizada é o Facebook. A ideia por trás dele é tão simples e genial. É fazer você interagir com fotos, mensagens, jogos entre outras maneiras com seus amigos e o próprio facebook te oferece jogos ou páginas que você talvez goste pelas suas pesquisas dentro dele. Alem disso, pode se usar outras redes sociais para postar no facebook, como o Instagram ou Twitter, o que deixa essa plataforma mais interessante e interativa, pois as outras pessoas podem postar comentários ou dar os famosos "likes" em suas postagens.


Uma ideia que vem marcando geração é a chamada "realidade aumentada". Ela é a interação entre a tecnologia e a realidade, como equipamentos que imprimem em 3D por exemplo. A realidade aumentada foi criada a partir das etiquetas, pois os códigos de barras não estavam mais sendo lidos perfeitamente. Portanto, foram criados os códigos 2D (duas dimensões), que permitiam o armazenamento de muito mais informação do que os códigos de barras. Os códigos bidimensionais são os que deixam projetar objetos virtuais na realidade e eles melhoram as informações exibidas. A realidade aumentada é a combinação de um código de duas dimensões com um programa de computador. Para funcionar, o sistema reconhece a imagens através de uma câmera e projeta sobre ela objetos em 3D ou animações em tempo real. A partir disso, é possível ver numa tela personagens ou objetos que não estão ali fisicamente, mas que foram projetadas pelo mundo virtual.
Existem três tipos de realidade aumentada, e eles são usados na medicina, para o entretenimento, publicidades e ate em editoras de livros. São eles:

  •  Optical See-through: projeta imagens e informações em um pára-brisa ou outra interface transparente à frente da pessoa.
  •  Video See-through: por meio de um capacete ou óculos dá para ver imagens reais com informações virtuais.
  •  Espacial: a informação virtual é projetada sobre objetos da cena.
  •  Indireta: objetos virtuais são projetados no monitor e seguem movimentos do mundo real.

A empresa IKEA da Suécia utiliza essa realidade aumentada, eles te dão o código do produto escolhido e você põe  no chão e vê em 3D como ele ficaria na sua casa ou trabalho por exemplo. 












Para mais informações:
  • http://extra.globo.com/noticias/rio/ministerio-da-saude-radicaliza-campanha-contra-cigarro-516875.html - Campanha contra o tabagismo
  • http://www.tecmundo.com.br/redes-sociais - Sobre as redes sociais e algumas delas
  • http://news.seven.com.br/index.php/2010/01/realidade-aumentada-integracao-entre-o-mundo-real-e-o-virtual/ - Sobre realidade aumentada
  • http://www.ikea.com - Site da IKEA
Imagens:
  • http://www.fatosdesconhecidos.com.br/wp-content/uploads/2015/09/tecnologia.jpg
  • http://alceniguerra.com.br/?m=201208
  • http://www.aprimorar.com/os-brasileiros-e-as-redes-sociais
  • http://news.seven.com.br/index.php/2010/01/realidade-aumentada-integracao-entre-o-mundo-real-e-o-virtual/






quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Transumanismo

Palestrante: Marcelo Pereira                                                                     17/08/2015
Tema: Transumanismo e ubiquidade



"Transumanismo é uma filosofia emergente que analisa e incentiva o uso da ciência e da tecnologia, especialmente da biotecnologia, da neurotecnologia e da nanotecnologia, para superar as limitações humanas (intelectuais, físicas e psicológicas), e, assim, poder melhorar a própria condição humana."



Com o avanço da tecnologia, todos os experimentos são importantes. Depois de experimentos com animais entre outros, agora é a vez dos humanos. A ideia é testar o limite do nosso corpo e ver ate onde ele pode ir com novidades implantadas nele. Exemplos como braço ou perna mecânica é algo que esta cada vez mais atual. O implante de câmeras nos olhos de quem ja não tem mais a visão é algo que esta se tornando realidade. As próteses para aqueles que tiveram parte do corpo amputada, pode estar tornando o ser humano uma máquina super potente.

Em um documentário chamado "The Eyeborg documentary", nos mostra esse novo mundo e novo meio de pensar e as transformações feitas em seres humanos. O documentário faz uma ligação com um jogo chamado "Deus X", que é um mundo onde as pessoas são cyborgs, metade máquina metade humano. Rob Spence que é o protagonista do documentário, nos mostra como é usar um olho biônico e como as outras pessoas lidam com o fato de terem uma parte do corpo sendo robótica. Se pararmos para pensar, veremos que a tecnologia é algo muito importante e superior ao homem, na medida em que podemos usa-la para quase tudo e sempre ter um retorno muito maior do que o esperado. No documentário vemos as próteses que são moveis igual aos do jogo, coisas que o ser humano não pode fazer como girar a mão inteira ou ter bastante força em lugares como o joelho que normalmente as pessoas tem que tomar cuidado para não machucarem. 


A tecnologia é algo ubíquo, pois com o mundo moderno, ela não tem como não estar em todos os lugares, agora muito mais do que o ser humano imaginava, esta ate em nosso corpos. Ela avança cada dia mais, existem telefones inteligentes os chamados "smartphones" que não tem esse nome a toa, temos agora também o relógio interativo da apple, o "iwatch" e quem sabe o que ainda pode ser criado. 

Uma tecnologia interessante que por mais que seja ficção  não podemos deixar de falar, pois ela não esta tão longe assim da realidade. É a Skynet que aparece no filme "Exterminador do futuro" e é uma inteligencia artificial que opera principalmente na robótica e em sistemas de computador. Ela é a primeira Rede de Defesa Automatizada do mundo e seu o processamento de dados e informações é de noventa teraflops por segundo. É a força controladora por trás de todas as unidades militares de batalha. Ela processa bilhões de dados de unidades de batalha enquanto, ao mesmo tempo, desenvolve táticas e coordena ataques de Exterminadores por todo o mundo. A Skynet tem o controle sobre tudo que tiver um processador da Cyberdyne Systems. Usando as plantas de modelos, desenhos e modelos de testes construídos pela Cyberdyne Systems, a Skynet foi capaz de fabricar centenas de milhões de unidades de batalha em suas vastas fábricas automatizadas e, ocasionalmente, atualizá-las na produção de modelos cada vez mais avançados.


Se essa ideia ja é implantada em um filme sobre o futuro e do jeito que a tecnologia avança, sera que podemos ter algo do tipo em pouco tempo? Com um sistema se voltando contra os humanos e ordenando máquinas para acabarem com o nosso mundo enquanto elas dominam. Se ja existem máquinas que jogam videogame sozinhas como o do Mario World, oque nos garante que elas não avo criar autonomia e independência própria para fazerem o que querem.
A pergunta que fica é: Como será o futuro?

Para mais informações:
  • https://www.youtube.com/watch?v=qv6UVOQ0F44 - Máquina jogando Mario World
  • https://www.youtube.com/watch?v=TW78wbN-WuU - Documentário "The eyeborg documentary"
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Transumanismo
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Skynet

Imagens:
  • http://www.portalpcdonline.com.br/2013/09/proteses-ortopedicas-gratuitas.html
  • http://www.express.co.uk/life-style/health/293198/I-love-my-bionic-eye
  • http://www.hdwallpapers.in/deus_ex_human_revolution_directors_cut-wallpapers.html
  • http://www.falsasnoticias.com.br/noticias/skynet-a-nova-tv-por-assinatura-257688e4-07db-4d4d-b695-45251026c8d5

A história da tecnologia -Telefonia celular

Palestrante: Marcelo Pereira                                                                     17/08/2015
Tema: Telefonia Celular


Vamos ver desde o começo sobra a era do telefone. A Rede Digital começa com a telefonia celular em 1950, porem antes disso podemos ver o rádio sendo implementado pela Motorola em 1930.

Eis então que surge um engenheiro norte-americano chamado Martin Cooper, que trabalhando na Motorola e em parceria com o Laboratórios Bells, começa a desenvolver o primeiro telefone celular em 1973. Depois de longas pesquisas, em 1983 é lançado o Motorola Dynatac 800x, o primeiro telefone celular. Ele era grande e pesado então nem todos gostavam, sendo que a maioria era feita para ser alocada em carros, portanto eram caros também. Essa era a Primeira Geração.






Na década de 90, as empresas ja começam a pensar diferente sobre os celulares. Elas mudariam o tamanho, o peso e o preço. A Segunda Geração viria totalmente diferente da primeira, com três tipos de tecnologias diferentes, seriam elas:

  • O TDMA(Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo), que é um sistema de celular digital que funciona dividindo um canal de frequência em até oito intervalos de tempo distintos. 

  • O CDMA(Acesso Múltiplo por Divisão de Código) é um método de acesso a canais em sistemas de comunicação, utilizado tanto para a telefonia celular quanto para o rastreamento via satélite (GPS) e usa os prefixos tecnológicos como o IS-95 da 1.ª geração -1G- e o tão popular IS-2000 da 3.ª geração -3G. O CDMA é um método do acesso múltiplo que não se divide acima do canal pelo tempo (como no TDMA), ou frequência, mas preferivelmente codifica dados com um código especial associado com cada canal e usa as propriedades construtivas de interferência dos códigos especiais para executar a multiplexagem. 

  • O GSM(Sistema Global para Comunicações Móveis) é uma tecnologia móvel e o padrão mais popular para telefones celulares do mundo a troca de mensagens de texto. As redes também podem dividir as frequências em 16 espaços e é normalmente referida como 3G. 

Em 2000 os celulares dessa nova geração teriam como características os chamados "ringtones" que chamariam bastante a atenção das pessoas, as telas que poderiam ser visto imagens, no começo eram imagens cinzentas, depois com o tempo poderia ser distinguida 64 mil cores nos visores, mais para frente 256 mil cores e atualmente 16 milhões de cores. Essas eram as características dos telefones 2G.








Surgiram os telefones de 2,5G, esses teriam um aumento significativo na velocidade de acesso a internet, câmeras implantadas a eles que permitiriam serem feitas fotos ou ate mesmo gravar vídeos. Músicas também foram implantadas, os chamados MP3 eram inovação e permitiam a reprodução diretamente no celular.








Com essas inovações, surgiram os telefones 3G, os chamados Smartphones no ano de 2003. Agora tinham como novidades as vídeochamada, conexão de internet de alta velocidade, economia de energia nos aparelhos e funcionalidade de internet sem a necessidade de um aparelho celular. Em 2005 foram implementados os aparelhos 3,5G e em 2008 os aparelhos 3,75G. Essa era a Terceira Geração.








Atualmente estamos na Quarta Geração, na chamada 4G. Ela tem uma velocidade maior, é operada em uma frequência e software diferente. Nela existem a LTE e WiMAX, que são as que transmitem o 4G.
  • O LTE( Evolução de Longo Prazo) é também retro-compatível (assim como o GSM foi com o TDMA), o que significa que usuários, serviços e aparelhos da nova rede e da antiga podem coexistir sem quaisquer problemas. 
  • O WIMAX(Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-Ondas) é similar ao padrão Wi-Fi que já é bastante difundido, porém agrega conhecimentos e recursos mais recentes, visando a um melhor desempenho de comunicação, permitindo velocidades maiores que 1 Gbit/s. Ele tem como objetivo estabelecer a parte final da infraestrutura de conexão de banda larga, oferecendo conectividade para uso doméstico, empresarial e em hotspots. 
    Evolução da tecnologia

 Para mais informações: http://www.tecmundo.com.br/celular/2140-historia-a-evolucao-do-celular.htm

Imagens:
  • https://en.wikipedia.org/wiki/Martin_Cooper_(inventor)
  • http://www.telegraph.co.uk/technology/nokia/8465809/Nokias-classic-mobile-phones-in-pictures.html?image=3
  • http://www.mixchina.com.br/celulares/motorola-v3-gsm-camera-zoom4x-filma-gsm-com-camera-com-zoom-4x-gravac-o-de-video-bluetooth-toques-mp3-e-viva-voz.html
  • http://lovewallpapersus.blogspot.com.br/2015/03/smartfone.html
  • http://www.tecmundo.com.br/imagem/83211-gif-animado-mostra-evolucao-tecnologia-mesa.htm