Tema: Expansão dos sentidos
Até onde a tecnologia pode chegar? A cada dia ela se expande cada vez mais e podemos vê la atualmente em roupas, em interações como touchscree, até mesmo no corpo humano. Chegamos hoje as impressoras 3D, a sensores de pressão e movimento e muito mais. E pensar que os computadores, os mouses, as televisões, ja eram o bastante.
Estamos entrando em uma era onde a tecnologia pode ser usada de diferentes formas para diferentes tipos. Um exemplo é o Arduino, ele nada mais é do que um hardware de uma placada única, com suporte de entrada e saída e que se pode programar algo nele como um sensor de movimento, sensor de luz, de pressão entre outros. Sua placa consiste em um microcontrolador Atmel AVR de 8 bits onde é programado em JAVA.
Um outro projeto criado é o SOUL criado pela PUC - RJ, "nele pode ser detectado o estado de espírito de uma pessoa e usar essa informação para deixar o ambiente ao redor dele mais confortável. No caso deste trabalho, isso se dá ao tornar possível o controle da iluminação de um ambiente a partir das leituras fornecidas inconscientemente pelo usuário, resultando num sistema ubíquo, inovador e, porque não dizer, divertido de ser utilizado." É um grande projeto que envolve a interação entre a pessoa e o celular.
Um novo modelo criado para verificar o monitoramento da atividade cardíaca, do cérebro ou músculos do corpo humano é a tatuagem flexível desenvolvida pelo grupo de bioengenharia da Universidade de Illinois e da Califórnia, em San Diego, nos EUA. Eles conseguiram desenvolver uma espécie de tatuagem que mostra as informações biológicas do corpo. Ela permite que médicos diagnostiquem e monitorem seus pacientes de forma não invasiva enquanto fazem qualquer atividade. Alem dela poder dobrar, amassar e esticar junto com a pele, ela não causa irritação nem perde a funcionalidade, e o paciente não precisa mais ir no hospital e ser imobilizada ou algo do tipo.
Uma novidade que está muito próxima de ser lançada é o Cicret bracelet. É uma pulseira que projeta a tela no próprio pulso da pessoa e permite que ela acesse tudo que quiser diretamente com toques nessa tela projetada. Ela funciona com oito pequenos sensores capazes de identificar os toques na pele e a posição dos dedos da pessoa, oferecendo uma resposta adequada aos controles. A pulseira é impermeável e conta com entrada USB, cartão de memória, sensor de proximidade e conexão WiFi e Bluetooth além de um vibrador para alertar o usuário de notificações.
Para mais informações:
- http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/o-que-e-um-arduino-e-o-que-pode-ser-feito-com-ele.html - Arduino
- http://www.life.dad.puc-rio.br/projetos/SOUL.html - Projeto SOUL
- http://g1.globo.com/platb/espiral/2012/05/29/a-pele-eletronica-e-a-expansao-dos-sentidos/ - Tatuagem flexível
- http://olhardigital.uol.com.br/noticia/pulseira-projeta-tela-do-smartphone-no-pulso-veja-video/45494 - Cicret Bracelet
- http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/o-que-e-um-arduino-e-o-que-pode-ser-feito-com-ele.html
- http://www.life.dad.puc-rio.br/projetos/SOUL.html
- http://g1.globo.com/platb/espiral/2012/05/29/a-pele-eletronica-e-a-expansao-dos-sentidos/
- http://olhardigital.uol.com.br/noticia/pulseira-projeta-tela-do-smartphone-no-pulso-veja-video/45494
Nenhum comentário:
Postar um comentário